Grande ABC registra saldo positivo de vagas durante o mês de julho, conforme relatório

Por Portal Opinião Pública 03/09/2026 - 12:59 hs
Foto: PMM / Divulgação
Grande ABC registra saldo positivo de vagas durante o mês de julho, conforme relatório
Casa do Trabalhador de Mauá tem vagas abertas para diversas funções

O Grande ABC voltou a registrar um saldo positivo de geração de empregos formais, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Um levantamento do Observatório Grande ABC, iniciativa do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, mostrou que a região teve um superávit de 617 postos no mês de julho, com a abertura de 40.234 novos empregos contra a demissão de 39.563 profissionais.

Ao todo, seis dos sete municípios da região tiveram saldo positivo no sétimo mês do ano, com São Caetano do Sul liderando o superávit, com uma diferença positiva de 663 postos, seguido por São Bernardo do Campo (+304), Diadema (+126), Mauá (+66), Rio Grande da Serra (+31) e Ribeirão Pires (+18). Já Santo André apresentou saldo negativo de 537 vagas no período.

Ainda segundo o relatório do Observatório Grande ABC, no superávit de vagas em julho, 462 foram contratações de homens e 209 de mulheres. Já entre as faixas etárias, o maior saldo positivo foi visto entre pessoas de 18 a 24 anos (863), seguidos por profissionais de até 17 anos (447) e com 65 anos ou mais (129). Nas demais faixas etárias, contudo, foi observado recuo, com destaque para os profissionais de 50 a 64 anos, que teve o maior déficit do período (-304).

Em relação ao grau de instrução, o resultado do mês apresentou predomínio de vagas destinadas a trabalhadores com ensino médio completo (1.127), enquanto na análise entre os setores da economia, o segmento da Construção apresentou o melhor resultado no mês, com saldo positivo de 394 vagas, seguido pela Indústria, com 314 e pelos Serviços, com 35. A Agropecuária ficou estável, enquanto o Comércio registrou saldo negativo de 72 vagas.

No acumulado geral dos primeiros sete meses do ano, a região totaliza 9.321 novos postos de trabalho com carteira assinada, sendo que seis das sete cidades seguem com superávit. São Bernardo do Campo é a que apresenta os melhores números, tendo criado 4.167 vagas, seguida por Santo André (3.818), Mauá (1.302), Diadema (687), Rio Grande da Serra (64) e Ribeirão Pires (19). Por outro lado, São Caetano do Sul ainda apresenta saldo negativo, com recuo de 911 vagas.

No acumulado dos últimos 12 meses, de agosto de 2025 a julho de 2026, foram abertas 7.528 vagas formais na região. 

Casa do Trabalhador tem 171 vagas de emprego 

A Prefeitura de Mauá, por meio da Casa do Trabalhador, está intermediando 171 vagas de emprego nesta semana, distribuídas em 17 funções. Entre as oportunidades disponíveis estão cargos como atendente de lanchonete, operador de empilhadeira, auxiliar de manutenção, auxiliar de limpeza, serviços gerais, controlador de acesso, operador de produção, cozinheiro, entre outras.

Os interessados devem comparecer à Rua Jundiaí, 63, bairro da Matriz, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, munidos de documentação pessoal (RG, CPF e Carteira de Trabalho). É recomendável levar uma cópia do currículo, embora não seja obrigatório.

Para consultar a lista completa de vagas disponíveis, basta acessar o site https://sistemas.maua.sp.gov.br/Vagas ou acompanhar o canal de vagas da Prefeitura de Mauá no WhatsApp: tinyurl.com/vagas-cptr-sine.